4 conselhos de amiga sobre autoestima!
05 junho
Meninas, boa tarde. Vi esse post incrível no Passarela Estreita e resolvi compartilhar. Vai falar com você!

Como está o seu interior? Você tem se sentido vazia, triste, abatida? Talvez este seja um sinal de que há algo de errado com a sua autoestima. De acordo com o dicionário, autoestima basicamente é a característica de uma pessoa que valoriza a si mesma, dando-lhe a possibilidade de agir, pensar e exprimir opiniões de maneira confiante. Como podemos nos certificar de que temos uma auto estima saudável? Hoje eu separei 4 conselhos, totalmente pessoais, que eu escrevi com muito carinho justamente para ajudar a responder essa pergunta para vocês, queridas leitoras!
1) Autoestima não tem nada a ver com seu espelho. Ao contrário do que vemos em diversos vídeos, músicas e filmes seculares, encontrar a verdadeira autoestima não se resume em se produzir, estar super maquiada ou segura das suas opiniões. A verdeira autoestima é aquela que não sai com água e sabão e que não passa quando, você encosta sua cabeça no travesseiro antes de dormir. Para encontrar a sua verdadeira autoestima você precisa encontrar o coração daquele te criou. Adquirir a verdadeira autoestima é receber e aceitar a revelação do amor que Deus sente por nós, isso nos cura e faz com que passemos a nos amar também. É uma questão de revelação divina, de identidade espiritual e não tem nada a ver com o meu ou o seu guarda roupas ou com o que vemos no espelho.
Dica de amiga: Comece a orar especificamente sobre isso e se necessário for, diga: “Senhor, me revele quem eu sou em Ti e o tamanho do Seu amor por mim”. Procure ter momentos genuínos de intimidade com Deus. Não na acredite mentira da mídia de que autoestima é só o que você mostra diante das pessoas pois, na verdade, isto pode não passar de uma máscara que você usa. A verdadeira autoestima consiste no preenchimento do vazio que há dentro de você.

2) Calminha aí, não se exalte! No mundo, a gente aprende que ter uma autoestima elevada significa falar bem de si mesmo, mostrar seu corpo, exibir sua opinião com firmeza, ser ousado, ou seja, uma certa segurança de si mesmo. Isto é bom até certo ponto, portanto que não se confunda segurança com uma certa exaltação ou o enaltecimento de si mesma. Você já ouviu falar sobre autopromoção em alguma passagem da Bíblia? Quem mesmo foi a primeira criatura da história a querer ressaltar suas qualidades e ser melhor do que Deus? Ahá, agora lembrei, foi Lúcifer! A Palavra nos ensina justamente o contrário: nunca se exalte pois existe alguém que te levanta e te honra na hora e no momento certo. Aquele que te conhce em secreto, te recompensará em público, essa é a mensagem de Jesus. Durante muito tempo eu achava que tinha uma auto estima top pelo simples fato de que eu sempre me elogiava, fazia questão de dizer que eu era melhor do que os outros em alguns aspectos, até que toinnn, percebi que isto não era excesso de “gostosura” não, era excesso de insegurança e que a minha maneira de esconder isto era me exaltando para que eu me sentisse melhor. Quem possui uma verdadeira autoestima baseada em Deus não necessita de palavras de afirmação, elogios ou atenção, o que o Senhor pensa sobre você basta e depois isto vai se refletir nas suas atitudes.
Dica de amiga: Fuja da armadilha de exaltar a si mesma, de falar das suas conquistas materiais, fuja da necessidade de citar certos nomes, marcas, para que desta forma as pessoas passem a te tratar melhor, isto não é a verdadeira autoestima. Fuja da armadilha de não comemorar com os seu irmão as vitórias e conquistas dele. Fuja da armadilha que disfarça a inveja de crítica, apontando os defeitos nas pessoas. Simplesmente fuja, porque com o pecado é assim que se lida, fugindo.
3) A ingratidão é melhor amiga da sua baixo autoestima. Vocês acreditam que eu já chorei por não ter passado por momentos de necessidade na vida? Sim, eu já desejei coisas, que sinceramente não fazem muito sentido, pelo simples fato de eu não saber agradecer e reconhecer as bençãos do hoje. Conheci muitas meninas batalhadoras e como eu as admirava. Me culpava porque eu não sou do tipo que trabalhei desde muito cedo e pra falar a verdade meus pais nunca exigiram isso de mim. Ao meu ver, era motivo de vergonha ter meus 20 e poucos anos e afirmar que eu não era 100% responsável pelo meu sustento. Certo dia, um amigo me disse a seguinte frase: “Você deveria entender isto como uma benção e não como uma maldição. Deus te deu um presente, um cuidado, uma provisão que não exige que você trabalhe por obrigação ou necessidade, você é solteira e não sabe o dia de amanhã, aproveite enquanto você pode desfrutar disso!”. Ouvir essa declaração só me fez entender o quão cegos nós ficamos quando estamos ingratos, ao ponto de transformar pequenas dádivas em verdadeiros pesares, pode isso? A ingratidão nós deixa mau humorados e tristes com o que temos, isso nos leva a olhar para a grama do vizinho e nos comparar e é aí que a nossa autoestima é posta em jogo. Quem sabe, se você agradece mais, você passaria a se sentir melhor com quem você é.
Dica de amiga: Pare e analise as coisas boas que você tem em sua vida. Se você, ao contrário de mim, trabalha desde muito jovem, por exemplo, reflita sobre o quanto isto te fez uma garota/mulher mais madura e preparada para a vida, o quanto suas lutas te tornaram mais forte e o quão abençoada você é por simplesmente ter um emprego, uma fonte de sustento! Há bençãos na vida de todos nós, basta olharmos com os olhos certos.
4) Deus só quer o seu coração. “A carência nos faz amar errado” foi a frase que li dia destes no Instagram Bianca Toledo, e…espera, isso não é de fato uma grande verdade? Ao meu ver a carência e a baixo autoestima tem tu-do a ver. Quem não sente amor e admiração por si mesmo tem a tendência a esperar estes sentimentos vindo de alguém, aquela expectativa do suprimento de todas as nossas necessidades e isto é geralmente depositado em um homem. Neste mesmo post da missionária, ela citava outra grande sacada “carência é ausência de prazer, do verdadeiro prazer” e eu poderia complementar dizendo que autoestima é a ausência de amor, do Verdadeiro amor.
Dica de amiga: Consegue ver como tudo se resume na nossa intimidade e encontro genuíno com o Pai? Ele é a verdadeira fonte de prazer, Ele é a verdadeira fonte de Amor, Ele é a fonte da verdadeira autoestima. Se você tem se sentido rejeitada, triste e carente é sinal de que você não tem passado tempo suficiente na Presença Dele. Hey, isso serve para mim também, ok? Basta um piscar de olhos e alguns dias sem orar ou ler a Bíblia para que eu me encontre ansiosa, desesperada, preocupada e óbvio, com a autoestima balançada. O segredo? Jesus, Jesus, Jesus, Palavra, Palavra, Palavra, Fonte, Fonte, Fonte e isso vai te suprir!
Ao chegar no fim deste post eu só posso concluir uma coisa: eu realmente tenho muito o que melhorar sobre a minha autoestima! Como eu vou fazer para que isto aconteça? Vou buscar ao pai de todo meu coração, de toda a minha alma e de todo o meu entendimento! é Dele que eu preciso e da revelação do amor que Ele sente por mim!
(http://www.passarelaestreita.com/)
1 comentários
amei!
ResponderExcluirSeu comentário precisa ser aprovado.