Cinco problemas de saúde e beleza causados por roupas apertadas

19 fevereiro



Cinco problemas de saúde e beleza causados por roupas apertadas
G-STOCKSTUDIO/ISTOCK

 As calças leggings são queridinhas das mulheres, mas será que seu uso é mesmo recomendado? As roupas muito justas podem ser vilãs silenciosas, trazendo problemas como celulites e até varizes. Para se proteger, conheça cinco riscos das peças apertadas para a sua saúde.
“Esse tipo de roupas, especialmente as jeans, NÃO SÓ ATRAPALHAM A CIRCULAÇÃO COMO TAMBÉM CONTRIBUEM PARA O SURGIMENTO DE COÁGULOS SANGUÍNEOS, que pode até desencadear infartos pulmonares”, adverte o cirurgião cardiovascular FERNANDO BACALHAU, especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. A roupa apertada também é responsável pelo AUMENTO DA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS E TOXINAS, com risco de depósito de gorduras em algumas partes do corpo.

Cintas e bodys não podem ser muito justos. Foto: vadimguzhva/iStock
Outra queridinha das mulheres, A CINTA MODELADORA MUITO APERTADA TAMBÉM PODE MACHUCAR A PELE e impedir a passagem do sangue na região abdominal, e não deve ser usada com frequência: “Uma boa parte das pessoas acredita que o uso diário da cinta modeladora irá emagrecer, mas elas estão muito enganadas. O principal objetivo da cinta é pós-operatório, pois auxilia na cicatrização, reforça a musculatura e diminui o inchaço, impedindo sangramentos ou deslocamento da pele. Evite comprar um número menor para não obter um resultado indesejado”.
VARIZES
As varizes podem surgir por conta das roupas apertadas, e por isso é melhor evitar esse tipo de peças no guarda-roupa. “A PROGESTERONA, HORMÔNIO FEMININO, PROVOCA UMA DILATAÇÃO DAS VEIAS, o que favorece o surgimento das varizes. E com o uso frequente de roupas apertadas a circulação fica prejudicada e contribui para os primeiros vasinhos nas pernas. Além disso, quem tem predisposição genética ou toma algum tipo de contracepção hormonal tem mais chances de desenvolver o problema”, alerta.
CELULITE
Os temidos furinhos, que nem sempre são fáceis de resolver, também surgem com o uso de calças muito apertadas, além de aumentar o grau em quem já os possui.  “A celulite já prejudica a circulação sanguínea e com o uso desses acessórios a passagem do sangue fica ainda mais comprometida, o que pode contribuir para a evolução do grau da celulite. Ou seja, QUEM TEM CELULITE DE GRAU 1 PODE PASSAR A TER O GRAU 2 OU 3”, esclarece.
RESPIRAÇÃO
Já sentiu falta de ar de uma hora para outra? A culpa pode ser de uma peça apertada, como um sutiã, uma calça ou até mesmo sua blusa: “Não só a calça jeans, mas cintos apertados impedem a passagem do ar pelo corpo, sem contar que o ar só consegue chegar à parte alta do tórax.  ESSE PROCESSO É CHAMADO DE RESPIRAÇÃO CURTA, pois deixa o cérebro sem oxigênio, além de provocar consequências como a diminuição de concentração e ansiedade”.
DOR NAS COSTAS
“Camisas que impedem o movimento dos braços ou uma combinação de roupas justas, sobrecarrega os músculos e as vértebras, o que exige um maior esforço na hora de realizar um movimento. Por isso, muitas vezes a pessoa reclama de dor na coluna, sensação de peso, ardência e formigamento nos ombros”, explica o especialista.
MÁ DIGESTÃO
Tudo que pressiona a região abdominal pode gerar uma má digestão, e deve ser evitado:  “A pressão dessas roupas pressionam o estômago, causando azia e refluxo”.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Agora sei o quanto essas dicas são importantes!!
    Por todas em prática!

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Ótimo post, bastante explicativo e importante.

    Blog maravilhoso! Amanda você é show

    petalasdelicadas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário precisa ser aprovado.

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe