Descubra a classificação dos seus cabelos e os cuidados específicos para ele

18 agosto

Quem entende é outro nível! É muito comum entre nós mulheres a dúvida de qual nosso tipo de cabelo, como devemos tratá-lo, que produtos usar... eu mesma surto de vez em quando, porque tem épocas que meus cabelos mais parecem vassoura... Deus que me guarde, só muito óleo ungido.(brincadeira gente).
Essa matéria me ajudou tanto, mais tanto que desejei compartilhá -la com vocês. Espero que eu esteja certa!


Conhecer bem o seu cabelo é o primeiro passo para garantir que estejam sempre lindos e saudáveis, o que facilita na hora de encontrar os produtos e tratamentos mais adequados. Descubra a classificação dos seus fios de acordo com a tabela internacional, e saiba quais os cuidados específicos para ele.

“Saber o seu grupo ajuda muito, porque você descobre quais os produtos corretos de acabamento e também a temperatura mais adequada do secador e chapinha, para que você não escolha um item que não foi feito para o seu tipo de fio e acabe o danificando”, explica o hairstylist SYLVIO REZENDE.

CADA GRUPO, UM CUIDADO

A classificação criada nos Estados Unidos conta com numerações de um a quatro, cada uma com três divisões. Apesar das diferenças dentro de uma mesma categoria, os cuidados são basicamente os mesmos para elas.

TIPO 1
JULIA PETIT, JESSICA BIEL E LUCY LIU. FOTOS: TIAGO ARCANJO/AGNEWS; DIMITRIOS KAMBOURIS/GETTY IMAGES ENTERTAINMENT; MICHAEL BUCKNER/GETTY IMAGES ENTERTAINMENT

“É O CABELO LISO, RALO E QUASE GRUDADO NO COURO CABELUDO, E GERALMENTE POSSUI UMA OLEOSIDADE MAIOR. Nesse tipo de fio é preciso muito cuidado para que ele não pese demais, então DEVE SER LAVADO UMA VEZ POR SEMANA OU A CADA DOIS DIAS COM UM XAMPU DE LIMPEZA PROFUNDA OU ESFOLIANTE. O condicionador deve ser usado em pouca quantidade e sempre nas pontas. Evite ceras e óleos nele, e recorra ao xampu a seco para tirar o excesso de oleosidade apenas quando não tiver tempo de lavar”, aponta.

As hidratações devem ser leves e feitas com um intervalo maior, a cada 15 dias. “USE AMPOLAS DE VITAMINAS, QUE SÃO LEVES E NÃO VÃO DEIXAR AS MADEIXAS PESADAS. O mousse é o MELHOR PRODUTO PARA DAR VOLUME para essa mulher, então lave, seque levemente e passe o mousse com as mãos junto com o secador morno, a cerca de 15 centímetros de distância da raiz. Luzes finas partindo do meio da cabeça também darão uma iluminação bacana e certo volume, vale a pena apostar”, indica.

1A (FINO): cabelo fino, em pouca quantidade e com tendência à oleosidade. Ele não costuma segurar ondas ou mesmo grampos e tende a grudar na cabeça.

1B (MÉDIO): ainda liso, mas com fios mais encorpados, dando certo volume. Já é mais fácil de modelar e pode receber produtos leves e hidratantes nas pontas, que podem ressecar com mais facilidade.

1C (GROSSO): é o liso reto, pesado e grosso, muito comum em mulheres orientais. Precisa ser lavado com frequência para ter a oleosidade removida.

TIPO 2
GISELE BÜNDCHEN, KATE HUDSON E SHAKIRA. FOTOS: FRANCISCO CEPEDA/AGNEWS; FREDERICK M. BROWN/GETTY IMAGES ENTERTAINMENT; REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

É o fio intermediário, um pouco mais grosso e com ondulação. “ELE TEM OLEOSIDADE NA RAIZ, MAS NÃO MUITO NAS PONTAS, QUE PODEM FICAR UM POUCO RESSECADAS. Não o seque com o calor tão alto, aposte na TEMPERATURA MÉDIA, DE 150°C, que não vai sensibilizar tanto a fibra. No xampu, O PH DEVE ESTAR ENTRE CINCO E SEIS, MAS UMA VEZ POR SEMANA PODE USAR O DE LIMPEZA PROFUNDA para retirar células mortas e resíduos. Os óleos são bem vindos, contanto que não tão pesados quanto o de argan, aposte em umOJON. Também não é legal usar pomada e cera, que ainda vão pesar”, revela.

2A (FINO): apresenta ondulação, mas é quase liso, bem suave e fácil de modelar. Não é comum ter muito volume, portanto, pede produtos leves.

2B (MÉDIO): o fio é um pouco mais grosso, formando um “s” perfeito, e pode ter tendência ao frizz.

2C (GROSSO): as ondas são intensas e menos espaçadas, quase formando cachos soltos. Os fios se distanciam mais da raiz e os produtos de finalização para evitar o frizz são aconselhados.

TIPO 3
DEBRA MESSING, DÉBORA NASCIMENTO E TAÍS ARAÚJO. FOTOS: NEILSON BARNARD/GETTY IMAGES ENTERTAINMENT; FRANCISCO CEPEDA/AGNEWS

Esse grupo exibe cachos e um cabelo mais grosso e volumoso, que precisa de hidratação. “AS MÁSCARAS AQUI PRECISAM TER MAIS ÓLEOS E VOCÊ DEVE USAR SEMPRE O LEAVE-IN. Não deve apostar em xampu de limpeza profunda, porque já tem menos oleosidade natural.EVITE XAMPUS COM PH NEUTRO, PREFIRA OS MAIS ÁCIDOS, QUE VÃO RETIRAR O FRIZZ. Aminoácidos, colágeno e tudo que for hidratante e de reconstrução pode ser usado sem medo. Sempre que lavar MISTURE O LEAVE-IN COM ALGUMAS GOTINHAS DE ÓLEO, como o de argan, ojon ou copaíba, para proteger e segurar mais a umidade”, aconselha.

3A (CACHOS SOLTOS): o cacho é largo e regular, e costuma ter bastante brilho, além de segurar bem a escova. A hidratação entra como determinante na boa formação dos cachos.

3B (CACHOS APERTADOS) : mais enrolado que o anterior, tem cachos estreitos, definidos e regulares. Segundo o especialista, não devem ser lavados à noite, porque tem dificuldade de secar.

3C (CACHOS MUITO APERTADOS): os cachos são bem fechados e estreitos, “grudados” uns aos outros, mas com uma forma bem definida. Tende a perder a oleosidade natural facilmente, ficando seco.

TIPO 4
SHERON MENEZZES, SOLANGE KNOWLES E ESPERANZA SPALDI. FOTOS: TV GLOBO/DIVULGAÇÃO; STEPHEN LOVEKIN/GETTY IMAGES ENTERTAINMENT; DIVULGAÇÃO

Aqui entram os crespos, que costumam ter pouquíssima oleosidade natural, e que devem utilizar os mesmos produtos hidratantes do tipo 3, com alguns acréscimos. “COLOQUE NA ROTINA PRODUTOS QUE CONTENHAM UM POUCO MAIS DE CONSTRUÇÃO, COM PROTEÍNA, e sempre deixe certa umidade nos fios, eles precisam de muito mais hidratação, porque se ficam secos dão frizz e perdem emoliência e maleabilidade. EVITAR PRENDER DEMAIS O CABELO É BOM, PORQUE QUEBRA MUITO. Mantenha sempre um bom corte, assuma o cabelo deixando-o mais natural possível, faça bastante hidratações, pelo menos semanais, e use produtos de finalização específicos para eles todos os dias”, diz.

4A (MACIO): cachos estreitos que lembram o efeito de “mola”, com largura aproximada de uma agulha de crochê, e são bem definidos. A oleosidade deve ser muito preservada.

4B (SECO): os fios são menos definidos que os anteriores, e têm ainda mais facilidade de se tornar secos. Aposte em produtos densos e com alto poder hidratante.

4C (SEM FORMA): o padrão é parecido com o 4B, mas possui regiões com quase nenhuma definição. Pede menos lavagens e com produtos bem emolientes.

E ai meninas, ajudou?? Hahaha... mastigadinho!

(Fonte:Daqui Dali - internet)

You Might Also Like

25 comentários

  1. Parabéns Amanda, esse post sem dúvida me ajudou bastante.
    È por isso que eu não perco o interesse de passar sempre por aqui, ♥

    Bjs sua linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tão carinhosa... adoro ver você por aqui... você trás luz ao meu blog! Beijos.

      Excluir
  2. Dicas maravilhosa amei os cabelos
    ultima semana do sorteio 03 anos do blog.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu vejo estas classificações há imenso tempo, mas não consigo definir o meu cabelo, ora um dia é o 2c, outros (ou a maior parte) o 3a e depois é o 3b. Enfim ahahah
    xoxo
    BLOG // FB PAGE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha... beijos Rita, você sempre muito autêntica! adoro.

      Excluir
  4. Meu cabelo e do tipo 1A, sofro bastante com ele, pra dar um movimento bonito e me livrar da oleosidade.

    | Aquarela do Esmalte |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sofro pra me livrar da oleosidade... Seja sempre muito bem vinda!

      Excluir
  5. Ajudou muuuito! Nossa, adorei saber a classificação!
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  6. Gostei das dicas o meu deve se classificar em duas categorias...bjinhos
    seguindoo

    http://cheirodapreta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. hm bem bacana hein! assim a gente conhece bem o nosso proprio cabelo, o meu é liso e fino

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Amei o post flor.. o meu é 3B..
    Muito interessante mesmo..
    Beijos

    Blog Estilo Certo
    Fanpage Estilo Certo

    ResponderExcluir
  9. Com certeza conhecer o tipo de cabelo é fundamental. Super informativo o post, que bom que você compartilhou <3
    Beijos!

    www.imperfeitaas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duane sofremos com shampoos errados e tratamentos discrepantes neh, saber ajuda muito! Beijos.

      Excluir
  10. Super útil o seu post! É muito importante saber disso.
    Beijos.

    www.imperfeitaas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa que legal, super curti o seu post :)
    Adorei saber a classificação com certeza ajudou muito
    Beijokas da Camila e Carol

    Vamos Papear 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ca e Ca... Beijos meninas, são sempre muito bem vindas!

      Excluir
  12. Amiga vc arrasou nesse post! O meu é 1A e realmente ele tende a ser mais oleoso e grudar na cabeça :/ Preciso urgente de um shampoo de limpeza profunda beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, depois que comecei a ter os cuidados certos meu cabelo melhorou muito! Beijos e obrigada.

      Excluir

Seu comentário precisa ser aprovado.

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe