Dia do Meio Ambiente

05 junho

Meninas como vão, hoje dia do meio ambiente, eu não poderia deixar de vir aqui falar com vocês sobre isso, mas confesso que não sabia bem o que dizer, então procurei a palavra de um especialista no Assunto, que tal conferirmos dicas especiais!

Foi-se o tempo em que um saco de lixo resolvia tudo: o meio ambiente reclamou e, agora, separar os resíduos do dia a dia é um compromisso com seu bem estar no futuro. O básico é colocar os detritos orgânicos em um recipiente e os demais em outro. Isso, no entanto, não é o suficiente. “Tudo começa em casa. Primeiramente, coloque mais uma lixeira ao lado da separada para os orgânicos. Por incrível que pareça, mais de 80% DOS PRODUTOS utilizados na cozinha possuem embalagens que SÃO  RECICLÁVEIS. Alguns exemplos são os potes de margarina, caixas de leite e de suco, embalagens plásticas, etc. Todos devem ser descartados na lixeira de reciclável e não junto com os resto de comida e cascas de fruta”, diz o CONSULTOR AMBIENTAL ALESSANDRO AZZONI.
Confira a lista que ele preparou:

Foto: Daniel Täger / iStock
FOTO: DANIEL TÄGER / ISTOCK

ÓLEO DE COZINHA

Ele nunca deve ser descartado na pia da cozinha. Segundo o consultor, “DEVE-SE ESPERAR O ÓLEO ESFRIAR e em seguida, despejar o líquido em um funil coberto com um pano direto para uma garrafa pet. Assim, as impurezas ficam no tecido e óleo dentro da garrafa. Ele pode ser reservado para fazer sabão, ou você pode entregá-lo em supermercados, postos autorizados e até na companhia de gás, para virar biodiesel e outros derivados”.
   Foto: mshch / iStock
FOTO: MSHCH / ISTOCK

APARELHOS ELETRÔNICOS E ELÉTRICOS
Por serem cheios de placas e circuitos eletrônicos, ao entrarem em decomposição liberam METAIS PESADOS contaminando o solo e o meio ambiente. “Para evitar esse dano, procure as cooperativas que reciclam elétrico-eletrônicos. Eles desmontam e dão o devido destino a eles”, diz o especialista. Ou seja, quando aquela caixinha de som pifar, já sabe o que fazer com ela.

Foto: Davizro / iStocka
FOTO: DAVIZRO / ISTOCKA

MEDICAMENTOS E SERINGAS

Vencidos ou não utilizados, eles jamais poderão ser jogados em lixo orgânico e em vaso sanitário. “Separe-os e descarte em POSTOS DE SAÚDE OU EM FARMÁCIAS, que eles darão o devido destino. As seringas têm o mesmo destino, pois agulha e corpo são contaminantes, por isso são descartada em caixas especiais. Já que são residuos sólidos, se tornam perigosos por conter material patogênico, e devem ser incinerados”, orienta Alessandro.
Foto: Nik Merkulov / iStock
FOTO: NIK MERKULOV / ISTOCK

ESMALTES

Com o entra e sai da moda, as pessoas se desafazem facilmente dele, sem se dar conta do mal que fazem ao ambiente. De acordo com Azzoni, “o descarte em massa dos vidros que ainda trazem esmalte pode oferecer RISCOS DE CONTAMINAÇÃO DIRETA do solo, devido aos inúmeros produtos químicos que são usados desde a fixação da cor à textura do verniz para as unhas. Antes de jogar fora, é preciso uma higienização: coloque um pouco de removedor para dissolver o esmalte vencido, derrame o conteúdo sobre uma folha de papel e espere alguns minutos até que a química evapore. Depois de REPETIR O PROCESSO, pode separar o recipiente com os vidros, a tampinha com os plásticos e jogar o papel-toalha no lixo comum”.

Foto: Galina Peshkova / iStock
FOTO: GALINA PESHKOVA / ISTOCK

LÂMPADAS

Fluorescentes ou eletrônicas devem ser separadas e NUNCA QUEBRADAS, pois há um gás dentro delas. “Descarte-as em lojas que recebam as lâmpadas pois serão colocadas em uma câmara que suga o gás, e o resto do material é reciclado”, recomenda o profissional.

Foto: monticelllo / iStock
FOTO: MONTICELLLO / ISTOCK

PILHAS E BATERIAS

Há locais que possuam a coleta desse resíduos, como muitos supermercados, por exemplo. Segundo Alessandro, “algumas farmácias até distribuem uma caixinha para que os consumidores coloquem suas pilhas usadas. Depois dão o destino correto a elas. Com as baterias de celulares o procedimento é mesmo. E NUNCA DESCARTE AS BATERIAS E PILHAS EM LIXO ORGÂNICO, nunca mesmo”, frisa o consultor.

Foto: Eduardo Leite / iStock
FOTO: EDUARDO LEITE / ISTOCK

SEPARANDO POR COR

Aprenda qual a cor correspondente para cada tipo de lixo. Existem muito mais dos que as quatro que todo mundo já viu por aí.
AZUL – papel e papelão
AMARELA – metal
VERMELHA – plástico
VERDE – vidro
ROXO – resíduo radioativo
MARROM – resíduos orgânicos
CINZA – resíduos não reciclável
PRETO – madeira
LARANJA – resíduos perigosos
BRANCO – resíduos dos serviços de saúde

E então, gostaram? Pra mim foi super proveitoso! Beijos.

(Fonte - DaquiDali)

You Might Also Like

4 comentários

  1. Excelentes dicas! Temos que ter consciência ambiental né? É tão importante!
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  2. Olá Minha Linda!
    Cuidar do meio ambiente é a nossa obrigação, estamos contribuindo para nos mesmos né!
    Beijokas da Carol e da Camila :*
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camilinha, se não formos nós quem será não é mesmo? Beijos minha flor! Obrigada!

      Excluir

Seu comentário precisa ser aprovado.

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe