Acne o terror da mulherada!

12 abril

Oi meninas, o assunto de hoje é sobre beleza, ou melhor feiura, aquelas espinhas do inimigo que insistem em nascer nas nossas faces e detonarem nossa selfie... Pois é contra essas meliantes o post de hoje! Eu não tenho experiência própria de tratamentos para acne, mas mediante ao pedido de Raquel, nossa leitora, eu fiz uma busca e encontrei uma matéria de especialista falando sobre o assunto. Vamos conferir atentamente os detalhes!!


Seguem abaixo algumas dicas sobre como lidar e tratar a acne:
Para muitos adolescentes e até mesmo adultos, as conseqüências psicológicas da acne são muito sérias. Sabemos hoje que a acne pode ser um sofrimento psicológico muito grave, sobretudo na adolescência, onde os indivíduos buscam agradar e descobrir sua personalidade. É por isso que o tratamento da acne, desde o seu início é bastante aconselhado, a fim de evitar distúrbios psicológicos associados. Peça conselhos e auxílio ao seu médico.
- Em meios úmidos ou com muita fumaça (baladas, bares, shows, etc), as bactérias responsáveis pela acne se desenvolvem mais rapidamente sobre a pele. O mesmo ocorre quando se pratica esportes (aqui a umidade ocorre devido à transpiração). Sendo assim, é aconselhado lavar bem o rosto (com um sabonete suave) após estas situações, a fim de evitar a proliferação das bactérias da acne. 
- Deve-se lavar o rosto com um sabonete adequado (pergunte ao seu farmacêutico). O sabonete deve ser suave e adequado para a pele propensa à acne.           
- É importante não tocar o rosto com as mãos ou objetos (por exemplo, telefone celular). Deve-se manter o rosto o mais limpo possível.       
- Como remédio caseiro para tratar ou prevenir a acne, infusões à base de equinácea, de cardo-mariano ou de menta ou hortelã podem ser eficazes. No entanto essa terapia com plantas ainda não está comprovada. A bardana, que também é uma planta, também teria um efeito positivo sobre a acne, deve ser tomada em cápsulas.
- A exposição solar melhora passageiramente a acne, por causa de um efeito antiinflamatório e da secagem da pele, porém a acne pode reaparecer e ainda mais grave do que no início. Isso ocorreuma vez que as espinhas que se encontram retidas sob a pele podem reaparecer ainda mais vigorosamente (o que chamamos de efeito de “reaparecimento”). Especialmente durante o verão ou inverno (para um surfista ou esquiador, por exemplo), a pele pode se tornar muito menos acnéica, mas no outono ou primavera, a acne pode ressurgir, muitas vezes com maior intensidade. Converse com o seu dermatologista, médico ou farmacêutico, que lhe prescreverá certamente um protetor solar com um fator mais elevado e procure encontrar a solução mais adequada.
Nenhum estudo realmente comprovou o efeito nefasto do tabaco sobre a acne, no entanto sabemos que este causa o envelhecimento da pele, o amarelamento dos dentes, etc.
A alimentação pode provocar a acne. Estudos têm demonstrado que o consumo de leite e produtos lácteos, como queijo e manteiga, particularmente em adultos, pode agravar a acne.
Cereais ricos em açúcar e chocolate também têm um efeito negativo sobre a acne. Veja também: causas da acne
De acordo com uma pesquisa escocesa, publicada no final de 2013 na revista Marine Drugs, consumidores de algas e salmão podem ser beneficiados na luta contra a acne. De fato, os pesquisadores observaram que os ácidos graxos do tipo ômega-3EPA e ômega-6 DGLA encontrados nestes alimentos marinhos, têm ação anti-inflamatória e provaram sua eficácia contra as bactérias que causam frequentemente a acne, a Propionibacterium acnes (ou Acnies propiones). Os autores deste estudo afirmam que é possível comer algas e salmão, mas também aplicar esses ácidos graxos diretamente na pele. Os cientistas estão trabalhando na pesquisa de novos produtos com base nesses ácidos graxos. 

Existem muitos mitos e verdades sobre a acne e seu tratamento. Abaixo há uma tabela com alguns esclarecimentos:
 
Dúvida
Resposta
Chocolate, refrigerantes e comidas gordurosas pioram a acne
Verdade Existem dados que comprovem que chocolates ou comidas gordurosas piorem a acne.
Espremer a acne ajuda a eliminá-la
Mito. Essa prática é contra indicada, pois além de não eliminar totalmente a acne, pode deixar marcas e cicatrizes.
Lavar o rosto muitas vezes ajuda a controlar a acne
Mito. O excesso de lavagem pode leva a pele a produzir mais sebo e piorar o quadro de acne. O ideal é de 2-3 vezes ao dia.
Acne é contagiosa
Mito. Embora seja uma doença infecciosa, ela não é transmissível.
Anticoncepcional melhora acne
Verdade. Alguns medicamentos ajudam a melhorar o quadro de acne, pois ajudam a balancear os níveis hormonais da mulher.
Exercícios físicos melhoram a acne
Verdade. Exercícios físicos melhoram a circulação, oxigena os órgãos e ajuda a eliminar toxinas. Lave bem o rosto após os exercícios.
Pasta de dente ajuda na acne
Mito. Embora a pasta de dente desidrate as lesões, o flúor presente nesses produtos pode irritar o local da aplicação e piorar o quadro.
Zinco melhora a acne
Verdade. Esse mineral tem mostrado ser eficaz no combate à acne. Converse com seu médico para saber as quantidades indicadas.
Mulheres com problemas de menstruação podem ter mais acne
Verdade. Muitas mulheres têm desequilíbrios hormonais que podem suscitar à acne. Pacientes com síndrome do ovário policístico também podem ter mais acne.
Estresse e ansiedade pioram a acne
Verdade. Essas condições podem aumentar a acne nos indivíduos.
Cicatrizes de acne não têm cura
Mito. Hoje em dia há diversos tratamentos estéticos que auxiliam na melhora das cicatrizes.
Vitaminas do complexo B causam acne
Verdade. Além desses compostos, outros que podem causar acne são o lítio, isoniazida e corticóides.
Excesso de maquiagens piora a acne
Verdade. Maquiagens podem obstruir os poros e favorecer o surgimento de acnes.
O clima pode influenciar na acne
Verdade. No verão, pelo excesso de suor e uso de protetores solares oleosos, a acne pode piorar.

- O ácido glicólico, um ácido proveniente da cana de açúcar é por vezes usado em casos de acne para remover as células mortas, muitas vezes é encontrado nos peelings para limpeza da pele.          

- O zinco pode ter um efeito benéfico sobre a acne, na redução da inflamação e na estimulação da cicatrização

Espero que essas informações sejam úteis viu meninas, Raquelzinha beijo!! Até a próxima.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Adorei o post, tudo bem explicadinhos.

    Beijos! ♥

    http://pitangarosaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mylenna, seja muito bem vinda viu meu amor! Amo pitanga e rosa então... rsrsrs! Volte sempre.

      Excluir

Seu comentário precisa ser aprovado.

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe