Zika pode infectar até 4 milhões de pessoas nas Américas; 1,5mi só no Brasil, alerta OMS

29 janeiro

Meninas vi esse post no Daqui.Dali e achei importantíssimo compartilhar com vocês, informação nunca é demais. Devemos ter todo cuidado possível para preservar nossa família. Leiam com atenção.

CONTAMINAÇÃO DO VÍRUS JÁ SE TORNOU EPIDÊMICA FOTO: THINKSTOCK

O anúncio da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) foi feito nesta quinta-feira (28), em uma REUNIÃO DE EMERGÊNCIA com os Estados-membros em Genebra (Suíça), com aPARTICIPAÇÃO DO BRASIL. Aliás, o órgão acredita que, só aqui no país, existirão em torno de 1,5 MILHÕES DE INFECTADOS.

O vírus se propaga de maneira explosiva no continente e deverá chegar a todos os locais onde há a presença do mosquito AEDES AEGYPTI, que também transmite DENGUE E CHIKUNGUNYA – áreas geográficas onde a população tem BAIXA IMUNIDADE são preocupantes, principalmente em função da possível relação entre a infecção e os casos deMICROCEFALIA.

Diante da gravidade da situação, Margaret Chan, diretora-geral da OMS, decidiu convocar uma nova reunião no dia 1º de fevereiro, a fim de avaliar se a epidemia constitui uma urgência de saúde pública de nível internacional.

Países como Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Austrália e o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças já emitiram ALERTAS para que GESTANTES EVITEM VIAJAR AO BRASIL devido ao grande risco de contaminação pela enfermidade.

O zika vírus foi detectado pela PRIMEIRA VEZ HÁ QUASE 70 ANOS NA FLORESTA ZIKA, EM UGANDA (de acordo com relatório publicado pela Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene em setembro de 1952), mas não tinha sido associado a surtos até 2007. Você sabe, porém, qual é a história por trás dele e como veio parar no Brasil?

     MOSQUITO AEDES: VETOR TRANSMISSOR DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA FOTO: THINKSTOCK

DE ONDE VEIO O ZIKA?

O zika, assim como a dengue e a chikungunya, tem origem nas porções oriental e central da África e no Sul da Ásia. Todas as doenças são espalhadas pelos mesmos mosquitos. Até o ano de 2007, poucos casos em humanos foram reportados. O PRIMEIRO SURTO aconteceu na Ilha Yap, na Micronésia, e INFESTOU aproximadamente 75% DA POPULAÇÃO, conforme publicação no The New England Journal of Medicine, jornal médico inglês. Seis anos depois, ele atingiu a Polinésia Francesa, junto com surtos de dengue e chikungunya – relatados no órgão de fiscalização sanitária europeu, Eurosurveillance .

COMO ELE CHEGOU NA AMÉRICA?

Antes das teorias, é preciso ter em mente que ANÁLISES GENÉTICAS (apresentadas no Travel Medicine and Infectous Disease no mês de dezembro de 2015) do vírus revelaram que a raça encontrada no Brasil é SIMILAR A UMA QUE HABITAVA O PACÍFICO


Sendo assim, a primeira teoria diz respeito à COPA DO MUNDO, contudo, nenhum país das Ilhas do Pacífico competiu no evento. A segunda, baseada num artigo científico assinado por pesquisadores da Polinésia Francesa, relata que a causa pode ter se originado após umEVENTO INTERNACIONAL DE CANOAGEM no Rio de Janeiro, em agosto daquele mesmo ano; afinal, para este sim vieram competidores de ilhas do Pacífico. Uma última possibilidade mostra que uma MIGRAÇÃO TERRESTRE DO CHILE para cá pode ter iniciado a propagação por aqui, pois ESSE PAÍS DETECTOU UM CASO em um turista que voltou da ilha de Páscoa, de acordo com relatório da própria OMS.

A MAIORIA DAS PESSOAS COM ZIKA NÃO SABE QUE ESTÁ CONTAMINADA.

          DEDETIZAÇÃO DO MOSQUITO AEDES EM HONDURAS FOTO: THINKSTOCK


Segundo uma PESQUISA de 2009 do já mencionado jornal médico Inglês, o The New England Journal of Medicine, elaborada depois do surto na ilha Yap, A MAIORIA DAS PESSOAS (80%) com a moléstia não saberão disso — elas simplesmente NÃO DESENVOLVEM OS SINTOMAS. Já uma MINORIA tende a ter FEBRE, ERUPÇÕES CUTÂNEAS, DORES NAS ARTICULAÇÕES, OLHOS VERMELHOS, DORES DE CABEÇA E MUSCULARES. Nenhuma morte foi constatada.

A maior evidência que tal estudo conseguiu provar foi a ASSOCIAÇÃO DO ZIKA COM A SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ, uma condição neurológica que CAUSA PARALISIA e pode matar.

As autoridades públicas no BRASIL detectaram FOCOS INICIAIS da infeção no NORDESTE, no começo de 2015, em pacientes que apresentavam febre. Em seguida, houve um aumento dos casos da Síndrome de Guillain-Barré (inclusive, em El Salvador na América Central), até chegar à atual situação preocupante de epidemia, e com casos de microcefalia – a relação entre o problema e o estado em que a cabeça e o cérebro da criança são menores que o normal para sua idade, ainda não está confirmada; entretanto, o VÍRUS FOI ENCONTRADO NO LÍQUIDO AMNIÓTICO das mulheres grávidas e no TECIDO CEREBRAL de vários casos.

You Might Also Like

0 comentários

Seu comentário precisa ser aprovado.

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe